terça-feira, 13 de janeiro de 2009

DEVORANDO UM MISTO-QUENTE!!

Nããããão!!!
Continuo vegetariana, não comi nenhum presunto. Mas preferi começar assim a cometer a antropofagia de devorar Bukowski. Seu romance, Misto-Quente, foi um tapa na minha cara acostumada a ler coisas amenas e no mínimo rebuscadas. A narrativa crua e visceral não agrada aos mais certinhos, que acham que sua obra se resume a sexo, alcool, cigarros, drogas e violência...
Mas como discordar do jovem protagonista Henry Chinaski que enxerga um mundo dessinteressante de pessoas limitadas e cuidadosas:
"Deus, todos eles tinham cus e órgãos sexuais e bocas e sovacos. Cagavam e tagarelavam e todos eram tão inertes quanto esterco de cavalo..."
Mui forte, porém retrato da sociedade da Grande Depressão Americana, retrato ainda da nossa sociedade que em pleno 2009 continua a ser rasa (e, diga-se de passagem, enfrenta novas crises). Uma sociedade que tem sovacos pra suar no trabalho, acumular capital, consumir tudo o que pode com suas bocas famintas e expelir com seus cus, tudo isso regado a uma aparente liberação sexual adornada de "machismos".
Bukowski apenas escreve o que É!! Uma sociedade cagada, em seu mais amplo sentido.
Não escreve sobre o amor de perdição idealizado, escreve sobre sexo, sinônimo contemporâneo de amor. Não escreve sobre sonhos e utopias, apenas materializações de pequenos ideais burgueses espalhados em todas as classes sociais. Tudo isso somado e encontramos o escapismo em alcool e drogas.
Há espaço para sentimentos em 2009? E nós, mulheres de 2009 símbolos do sentimento em oposição à razão, que erguemos a bandeira de sutiãs queimados? Conquistamos a liberdade ou nos tornamos apenas objetos sexuais de um patriarcalismo mascarado? O teste é simples:
O que te assusta mais? Saber que uma pessoa se apaixonou por você ou saber que ela te acha gostosa e provavelmente quer te comer?
O que conquistamos foi a inversão ilusória de valores: não temos a sonhada sociedade feminilizada e sentimental, as conquistas apenas se adaptaram a um mundo previamente racional. Temos mulheres que hoje pensam como homens e homens que continuam pensando como tais. A moeda no mercado é a da masculinidade, mulheres que sentem são sonhadoras e fracas, homens que sentem são frouxos. Todos querem ser cachorros, pq cachorros não sentem nem sofrem; apenas cagam, comem e trepam.
E quando lemos num livro que somos assim, extremamente animalescos, achamos absurdo!!!
Claaaaaaaarooooo!!!
A realidade mostrada crua surpreende aos que a devoram e botam pra fora. Tente extrair dela os nutrientes e verá que o Misto-Quente dá uma puta indigestão...

4 comentários:

  1. Uma questão que veio a minha cabeça assim que eu li (de novo =D) seu texto:

    Será que o mundo todo encontra-se nesse estado?
    Ou será que estamos vivendo em um país que a realidade é essa?

    Talvez países ocidentais que são influenciados diretamente pela cultura americana sejam assim.

    Mas, como será que países mais tradicionalistas colocam essa situação?
    Como será que as mulheres desses países, que provavelmente ainda não têm uma abertura maior para a sociedade pensam?

    Um exemplo: China.

    Será que lá, elas querem ser e querem fazer o que as ocidentais fizeram e fazem?!?

    ResponderExcluir
  2. Talvez o que aconteça em paises tradicionais é a questão em que as mulheres ainda se impõe ao machismo e patriarquismo que existe. Se for parar e analisar o passado o mundo inteiro um dia foi tradicional. Porque alguns paises e mulheres de seus respectivos conseguiram se libertar e outros/as não?
    A questão é a falta de garra para lutar pelos próprios direitos.
    Bem Juzinha (é assim que chamo sempre...hehe), o que tenho a declarar é que adorei o blog, agora é botar pra quebrar... Se quer saber até pensei em algumas coisas, mas comento em particular com vc depois....
    Acho que vai curtir hein...

    Beijauzaummmm

    PS: Quando vamos ter tempo de gravar o primeiro podcast hein hein....??? kkkk

    ResponderExcluir
  3. Hey Juh!Bom tomar uns tapas na cara...dói mas faz acordar.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. oO' cara sinceramente...eu to malz!
    eu juru q tentei intende o primeiro coments mais nao consegui kkkk

    texto pesadinhu (parei pra fazer reflexao :S)
    aae tbm vo me ajunta ..faze blog tbm :D

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br